A emoção toma conta da Série B do Campeonato Brasileiro com a última rodada definindo não apenas o campeão, mas também três vagas para a Série A de 2026 e a última posição que escapa do rebaixamento para a Série C.
A Série B do Campeonato Brasileiro chega ao seu ápice neste domingo, 23 de novembro, com uma rodada final que promete ser eletrizante. Oito jogos ocorrerão simultaneamente, todos com potencial para alterar significativamente o cenário da competição, seja na briga pelo título, na conquista do acesso à elite do futebol nacional ou na luta desesperada contra o rebaixamento.
O troféu da Série B ainda está em disputa, assim como três cobiçadas vagas na Série A de 2026. Além disso, a última posição que garante a permanência na segunda divisão também será decidida. Conforme informação divulgada pelo portal LeoDias, a 38ª rodada já teve dois jogos que não interferiram diretamente nas definições de acesso ou descenso: Vila Nova 2 x 2 Volta Redonda e Novorizontino x CRB.
No entanto, os demais confrontos deste domingo, todos marcados para às 16h30, são cruciais para os clubes que ainda sonham com a Série A. A disputa pelo acesso à primeira divisão conta com cinco times na briga pelas três vagas restantes. Alguns dependem apenas de suas próprias forças, onde uma vitória simples garante a tão sonhada promoção. Outros, na quinta e sexta posições, precisam não só vencer seus jogos, mas também torcer por resultados favoráveis em outras partidas.
Coritiba busca título e Athletico-PR mira acesso e taça
O Coritiba, líder com 65 pontos, já garantiu matematicamente o seu acesso à Série A após o empate com o Athletic na penúltima rodada. Contudo, a equipe não jogará apenas para cumprir tabela, pois ainda briga pelo título contra o arquirrival Athletico-PR, que soma 62 pontos. Um empate fora de casa contra o Amazonas será suficiente para o Coxa levantar a taça. Em caso de derrota, o Coritiba precisará torcer para que o Furacão não vença o América-MG.
O Athletico-PR, em segundo lugar, precisa apenas de um empate para carimbar seu passaporte para a Série A. Apesar de estar com um pé na elite e na disputa pelo título, o Furacão ainda corre um risco remoto de ficar fora do G4. Essa possibilidade se concretizaria com uma derrota para o time comandado por Odair Hellmann, combinada com vitórias de Criciúma, Goiás e Chapecoense, que vêm logo atrás na tabela.
Criciúma, Goiás e Chapecoense na disputa acirrada pelo G4
O Criciúma, na terceira posição com 61 pontos, garante o acesso com uma vitória sobre o Cuiabá, jogando fora de casa. Caso empate, o Tigre precisará torcer por tropeços da Chapecoense ou do Goiás. Se o Criciúma perder, poderá ser ultrapassado por Goiás ou Remo, que se enfrentam e garantirão ao menos um ponto cada, e precisará torcer para que a Chapecoense não vença seu jogo.
O Goiás, quarto colocado e também com 61 pontos, assegura sua vaga na Série A se vencer o Remo, fora de casa. Em caso de empate, a equipe esmeraldina dependerá de um tropeço da Chapecoense ou de uma derrota do Criciúma. Se o Goiás for derrotado, corre o risco de ficar na Série B, pois o Remo, que está logo atrás, poderia ultrapassá-lo na tabela.
O Remo, em sexto lugar com 59 pontos, precisa vencer o Goiás em casa e, crucialmente, torcer por um tropeço da Chapecoense ou pela derrota do Criciúma para conseguir o acesso. A situação é delicada, mas a esperança segue viva para a equipe paraense.
Outras disputas na rodada final
Enquanto a briga pelo acesso e título esquenta, outras equipes já garantiram suas posições na Série B de 2026, sem chances de subir e sem riscos de rebaixamento. São elas: Novorizontino, CRB, Avaí, Atlético-GO, Cuiabá, América-MG, Vila Nova e Operário-PR.
Por outro lado, a luta contra o rebaixamento também chega ao seu desfecho. Athletic (15º com 41 pontos), Botafogo-SP (16º com 41 pontos) e Ferroviária (17ª com 40 pontos) disputam a última vaga para escapar da Série C. Amazonas, Volta Redonda e Paysandu já tiveram seus destinos definidos e foram rebaixados para a terceira divisão do futebol brasileiro.
