Brasileiro no Lanús: A intensidade argentina e a recepção calorosa que marcaram a passagem de Tiago
Em entrevista exclusiva à ESPN, o jogador Tiago, que teve uma passagem pelo Lanús, da Argentina, relembrou os perrengues e as alegrias vividas no clube argentino. Atualmente no Vila Nova, o atleta compartilhou detalhes sobre a intensidade do futebol local e a ótima recepção que teve em Buenos Aires.
A experiência na Argentina, por empréstimo do Bahia, durou um ano e foi marcante para o jogador. Tiago confessou que, apesar do desejo de sair do Brasil após três temporadas no Bahia, enfrentou dificuldades consideráveis no início, principalmente pela diferença de intensidade e competitividade do futebol argentino.
“Eu pensei que chegaria lá e jogaria, mesmo sem pré-temporada”, disse Tiago, detalhando a surpresa com o ritmo dos treinos. “Quando os treinos começaram, eu estava sendo atropelado pela intensidade. Era muito intenso e muito difícil, não estava conseguindo acompanhar os treinos. Mas com dedicação e empenho eu fui me adaptando”, acrescentou.
Um clube de bairro, uma torcida fanática
O Lanús, descrito por Tiago como “o maior clube de bairro do mundo”, localizado na região metropolitana de Buenos Aires, acolheu o jogador de braços abertos. Apesar de não ser uma das maiores equipes do país, o clube possui uma torcida fanática e um ambiente familiar.
“É um clube de família. Todos jogadores que atuam ali se sentem em casa, por ser um clube acolhedor”, afirmou Tiago, ressaltando a sensação de pertencimento que o time proporciona aos seus atletas. A cultura local, semelhante à do Sul do Brasil, também facilitou a adaptação do jogador.
Adaptação física e boas recordações
Apesar da intensidade física e da velocidade do jogo argentino, Tiago conseguiu se adaptar. Ele destacou a boa relação com os companheiros, incluindo Marcelino Moreno, o camisa 10 da equipe, e o treinador da época, Zubeldía.
“Eu chegava mais cedo, a gente se reunia no vestiário, tomava um mate. Me adaptei rápido com o idioma, a gente saia para jantar. Só tenho coisas boas para falar da Argentina”, reiterou o jogador, que optou por retornar ao Brasil no fim do ano para o nascimento de sua filha.
Torcida dividida na final
Tiago, que também teve passagens pelo Atlético-MG, conquistando a Copa do Brasil de 2014 e o Campeonato Mineiro de 2015, se encontrará em uma posição curiosa para a final da CONMEBOL Sul-Americana. Ele estará em cima do muro, torcendo por suas duas ex-equipes.
“Eu acho que o Galo ganha. Minha torcida vai para os dois, mas acredito que o Galo tem uma equipe mais madura, mais forte”, projetou Tiago, prevendo um placar de 2 a 1 para o Atlético-MG. A final entre Lanús e Atlético-MG será transmitida neste sábado (22) pelo Disney+.
