Derrota de João Fonseca no Rio Open marca fim de sonho no torneio em casa
O tenista brasileiro João Fonseca foi eliminado nas oitavas de final do Rio Open nesta quinta-feira (19), sofrendo uma derrota para o peruano Ignacio Buse. O resultado frustrou a expectativa de ver o jovem de 19 anos avançar em sua cidade natal e lutar pelo título inédito para um brasileiro.
A partida, que teve seu início atrasado em 2 horas e 30 minutos devido a uma forte chuva, apresentou momentos de tensão e alternância no placar. Fonseca chegou a sair na frente, vencendo o primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo diante do peruano.
O desempenho de Buse se mostrou consistente, especialmente nos sets seguintes, onde o peruano conseguiu reverter o placar. Conforme informação divulgada pela imprensa esportiva, João Fonseca, atualmente número 38 do mundo, não conseguiu quebrar nenhum game do adversário no set decisivo, selando sua eliminação.
Ignacio Buse avança e enfrenta Matteo Berrettini nas quartas de final
Com a vitória sobre João Fonseca, Ignacio Buse garantiu sua vaga nas quartas de final do Rio Open. O peruano agora terá um desafio ainda maior, enfrentando o italiano Matteo Berrettini nesta sexta-feira (20). Berrettini, por sua vez, chegou a esta fase após vencer o sérvio Dusan Lajovic em uma partida de três sets.
Fonseca ainda disputa a chave de duplas no Rio Open
Apesar da eliminação na chave de simples, João Fonseca ainda terá a chance de conquistar um título no Rio Open. Ele disputará a semifinal da chave de duplas ao lado de Marcelo Melo. A dupla brasileira enfrentará os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner, que eliminaram a parceria nacional de Gustavo Heide e Luís Miguel na quinta-feira.
Temporada de altos e baixos para João Fonseca
O Rio Open representa o terceiro torneio de João Fonseca na temporada de 2024. Sua participação em competições anteriores já havia registrado eliminações precoces. No início de janeiro, ele foi derrotado na primeira rodada do Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano.
Mais recentemente, no dia 11, Fonseca foi eliminado na estreia do ATP 250 de Buenos Aires. Sendo o atual campeão do torneio argentino, o brasileiro acabou superado pelo chileno Alejandro Tabilo, número 71 do mundo, em uma partida que também se estendeu por três sets, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.
