Polícia Ambiental flagra homem com armas e animal silvestre abatido em Guaratinguetá, SP; veja detalhes da prisão

Homem é preso em Guaratinguetá por posse de armas e caça ilegal de animal silvestre

Um indivíduo foi detido pela Polícia Militar Ambiental na última quinta-feira (20), no bairro Colônia do Piaguí, em Guaratinguetá, São Paulo. A prisão ocorreu após uma denúncia sobre a prática de caça de animais silvestres com o uso de armamento.

As equipes do Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental em Área de Risco (GEPAAR) foram acionadas e, ao chegarem ao local, constataram a veracidade da informação. Durante a averiguação, foram encontrados vestígios de disparos de arma de fogo em uma área utilizada como alvo.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu um total de três espingardas, sendo uma calibre 32, outra calibre 40, e uma carabina de pressão. Além disso, foram localizados dezesseis cartuchos, quarenta e sete munições de diversos calibres, além de recipientes contendo pólvora e chumbo. O material bélico estava escondido em diferentes cômodos da residência, inclusive dentro do freezer.

Animal silvestre abatido e preparado para consumo

Um detalhe que chamou a atenção durante a operação foi a descoberta de um animal silvestre da espécie quati, que já havia sido abatido e preparado para consumo. A caça de animais silvestres é crime ambiental e acarreta sérias consequências legais.

Prisão e fiança arbitrada

Diante das irregularidades constatadas, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Plantão Policial de Guaratinguetá. Na delegacia, a autoridade policial arbitrou uma fiança. O homem responderá em liberdade pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, previsto no artigo 12 da Lei 10.826/03, e caça de animal silvestre, conforme o artigo 29 da Lei 9.605/98.

Multa ambiental aplicada

Além da esfera criminal, a Polícia Militar Ambiental também lavrou um auto de infração ambiental contra o detido. A multa aplicada foi no valor de R$ 500,00 pelo depósito de espécime da fauna silvestre, de acordo com o artigo 25, §3º, inciso III do Decreto Federal 6.514/08. A ação reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a proteção da fauna e o combate a crimes ambientais.

Leia mais

PUBLICIDADE