Jogo do Ajax é Cancelado: Torcida Lança Sinalizadores em Homenagem Trágica e Interrompe Partida; Veja as Consequências

Jogo do Ajax é Cancelado Após Torcida Lançar Sinalizadores e Fogos de Artifício; Federação Holandesa e Clube Repudiam Ato

O confronto entre Ajax e Groningen, válido pelo campeonato holandês, foi definitivamente suspenso após incidentes provocados pela torcida organizada do Ajax. O lançamento de inúmeros sinalizadores e fogos de artifício em homenagem a um torcedor falecido nesta semana causou a paralisação da partida por duas vezes.

A segurança dos jogadores e demais presentes no estádio foi comprometida, levando à decisão de suspender o jogo. A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e o próprio Ajax emitiram comunicados condenando veementemente os atos, que resultarão em punições severas para os responsáveis.

Conforme informação divulgada pela KNVB, os envolvidos no lançamento dos pirotécnicos receberão uma multa de 450 euros e ficarão proibidos de frequentar estádios por um período de 18 a 60 meses. O clube também anunciou que analisará imagens das câmeras de segurança para identificar os autores e tomar as medidas cabíveis.

Homenagem Trágica Interrompe o Jogo

Pouco tempo após o início da partida, a principal organizada do Ajax começou a soltar uma grande quantidade de sinalizadores e fogos de artifício. A ação, que visava homenagear um companheiro de torcida que faleceu recentemente, rapidamente saiu de controle.

Os artefatos pirotécnicos atingiram o gramado, forçando os jogadores a deixarem o campo correndo. A partida ficou paralisada por 41 minutos. Assim que os atletas retornaram, novos sinalizadores foram acesos e atirados no campo, levando a uma segunda interrupção.

Punições e Repúdio Oficial

Diante da impossibilidade de garantir a segurança, a Federação Holandesa de Futebol confirmou a suspensão definitiva do jogo. Em nota, a KNVB afirmou que “quem faz algo do tipo não tem nada a ver com jogo de futebol” e que os envolvidos “terão uma multa de 450 euros e passarão de 18 a 60 meses proibidos de irem aos estádios”.

O Ajax também se pronunciou, considerando os fatos “absolutamente escandalosos” e pedindo desculpas a todos os afetados. O clube reforçou que a segurança foi posta em risco e que “fogos de artifício não têm lugar no estádio”. Apesar das medidas preventivas, como revistas e o uso de cães farejadores, a situação não pôde ser evitada.

Momento Delicado para o Ajax

A suspensão do jogo ocorre em um momento de crise para o Ajax. O clube holandês amarga a última colocação na fase de grupos da Champions League e busca um novo treinador e diretor de futebol.

Na Eredivisie, o campeonato nacional, a situação não é diferente, com o time distando 16 pontos do líder PSV. A diretoria do Ajax afirmou que analisará as imagens para identificar os responsáveis e que “tomará as medidas cabíveis” contra os autores do ato que culminou no cancelamento do jogo.

Leia mais

PUBLICIDADE